Objetivos gerais:

A Câmara Municipal de Moura, através da sua Biblioteca Municipal “Urbano Tavares Rodrigues” está na rua, desde o dia 1 de Maio de 2016, com o projeto “Rede de Afetos”. Um projeto de intervenção social que tem como objetivo diminuir o isolamento social dos idosos e tomar medidas no combate à solidão.

Esta “Rede de Afetos” é feita porta a porta, no domicílio da população idosa, não institucionalizada, que vivam sozinhos, e visa desenvolver a convivência pessoal e social do idoso através de um programa de atividades que estimulam três áreas fundamentais da dimensão humana (cognitiva, emocional e social).

A primeira atividade é a BIBLIOTERAPIA – um exercício que se baseia no encontro entre o ouvinte (pessoa idosa) e o leitor (técnico do projeto), onde são utilizados textos curtos, como contos, crónicas e poesias que ao serem lidos desempenham o papel de terapeuta e proporcionam o diálogo entre os participantes, ao mesmo tempo que os ajuda a atingir o bem-estar. A segunda atividade é a RECOLHA DO PATRIMÓNIO ORAL - baseia-se na “colheita” de histórias reais de vida do idoso, das suas vivências, das suas dificuldades, das suas lutas, assim como o registo de contos, provérbios, lenga-lengas, rezas, etc. O registo de histórias e tradições que fazem parte da herança cultural da nossa terra e a consequente divulgação dos hábitos de outras gerações é, sem dúvida, uma mais-valia para as gerações vindouras. Por esse motivo, é nosso objetivo editar posteriormente um livro que contenha as histórias das nossas gentes com vista à preservação da memória coletiva da cidade de Moura; e ao mesmo tempo fortalecer a identidade histórico-cultural, patrimonial e social do concelho.

Outro dos objetivos deste projeto é levar esta população ao ENCONTRO DAS MEMÓRIAS. Uma vez que outro dos grandes problemas inerentes ao processo de envelhecimento são os problemas de mobilidade, pretendemos proporcionar aos idosos a possibilidade de revisitarem locais que lhes eram queridos (o antigo local de trabalho, o lugar onde casou, a freguesia onde nasceu e não mais lá voltou, etc).

Objetivos Específicos:

Social e Saúde Mental - Sessões de contos e histórias individuaisSessões de contos e histórias coletivas (por grupos de beneficiários); Ações de promoção da literacia e alfabetização.

Património oral - Recolha e registo de informação; Sessões de associação no local (através de visitas aos locais relatados nos testemunhos recolhidos); Editar um livro.

Público-alvo: Toda a população com idade superior a 65 anos, não institucionalizados, que vivem sozinhos e que ainda mantêm autonomia para a realização das suas tarefas diárias.

Biblioterapia